Mapa do Site

SELEÇÃO BRASILEIRA

 

História no Tempo

 

Notícias

 

Todos os Jogos

 

Brasil nas Copas

 

Conquistas

 

Estatísticas

 

Curiosidades

 

Ídolos e Craques

 

Técnicos

 

Jogos para Lembrar

 

Jogos para Esquecer

 

Os Vexames

 

 

 

SELEÇÃO BRASILEIRA

Jogos Inesquecíveis - Para lembrar

 

Brasil nas Eliminatórias 1970

Vitória de 1 a 0 sobre o Paraguai em 1969, com gol de Pelé, teve recorde de público no Maracanã

23/05/2005

 

O Brasil se classificou para a Copa do Mundo de 1970, em que seria tricampeão no México, com uma campanha invicta nas Eliminatórias. Foram seis jogos e seis vitórias, duas delas obtidas em confrontos com o Paraguai.
 

 

No primeiro, disputado em Assunção, o Brasil venceu por 3 a 0, gols de Mendoza (contra), Edu e Jairzinho. Mas o jogo que entrou para a história contra os paraguaios foi aquele que carimbou o passaporte para a Copa do México, o último das Eliminatórias, e que estabeleceu o recorde oficial de público no Maracanã: 183.341 pagantes.

No dia 31 de agosto de 1969, Brasil e Paraguai se enfrentaram em um jogo decisivo para a vaga na Copa do Mundo do México - uma vitória paraguaia tirava a Seleção Brasileira do Mundial. O Brasil jogava pelo empate.
 

 

A Seleção Brasileira era muito superior, mas não conseguia superar o forte bloqueio defensivo do adversário. Somente aos 18 minutos do segundo tempo, em chute de Edu, que o goleiro Aguillera não segurou, foi que Pelé chegou na frente de Tostão no lance para concluir e fazer o gol da vitória do Brasil.
 

 

O uruguaio Ramon Barreto foi o juiz da partida e a Seleção Brasileira, com João Saldanha de treinador, atuou com Félix, Carlos Alberto, Djalma Dias, Joel Camargo e Rildo; Wilson Piazza e Gérson; Jairzinho, Tostão, Pelé e Edu.

 

 

Nessas Eliminatórias, a Seleção Brasileira foi formada pela base do Santos (Carlos Alberto, Djalma Dias, Joel, Rildo, Pelé, Edu). Gérson e Jairzinho (Botafogo), Piazza e Tostão (Cruzeiro) e Félix (Fluminense) completaram o time titular.

 

 

© 2000 FUTEBOL Cia. Todos os direitos reservados.